Vantagens de extrair os sisos na adolescência
- Isabella de Carvalho
- 21 de fev. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 27 de fev. de 2019
Adolescência. Fase do desenvolvimento humano caracterizada pela transição entre a infância e a idade adulta. Cheia de novidades, descobertas, inseguranças e muitas aventuras. Segundo a Organização Mundial da Saúde, é o período de vida de 10 a 19 anos.
Na saúde oral, a adolescência corresponde ao momento da transição da dentição mista, onde ainda há dentes de leite, para a dentição definitiva, agora, somente com dentes permanentes. Um ponto importante dessa etapa é o aparecimento dos terceiros molares, conhecidos também como sisos, que são os últimos a erupcionarem na boca.
Para alguns pacientes, há grande recomendação da sua extração logo na adolescência. Mas por quê? Muitas vezes, por serem os últimos, não encontram espaço suficiente na arcada dentária, podendo ocorrer mau posicionamento, reabsorção das raízes dos dentes vizinhos, bem como cáries e doenças periodontais. A dificuldade de acesso para higienização também torna o local propício ao acúmulo de bactérias. Nada melhor que evitar essas alterações, certo?
Outra grande vantagem da cirurgia de remoção acontecer na adolescência é que as raízes dentárias ainda não estão totalmente formadas e o tecido ao redor do dente está muito maleável, tornando, assim, uma cirurgia menos invasiva e a recuperação mais rápida.
E como é a cirurgia de extração? Mais simples do que pensamos. Após avaliação com cirurgião-dentista e feita a indicação de remoção, avalia-se a possibilidade de tirar todos os sisos em um mesmo momento, pois, como demanda um pós-operatório cauteloso, nada melhor que passar por isso uma vez.
Mas todo mundo precisa os sisos? Não. Recomenda-se que, a partir dos 15 anos de idade, façamos o monitoramento por meio de radiografias, pois, a partir disso, podemos saber se a pessoa vai ou não ter os sisos, quantos serão, se causarão algum problema e se poderão permanecer intactos.
Você sabe quais são as recomendações pós-extração? Faremos um post sobre isso na próxima semana. Até breve!
Commentaires